CreativeHost
empresa
Empresa opinião de clientes Opinião contrato Contrato política de uso Política webmail Webmail painel de controle Painel suporte Suporte
página inicial página inicial planos de hospedagem planos de hospedagem de sites serviços em internet serviços em internet contato hospedagem de sites contato hospedagem de sites assine hospedagem de sites assine hospedagem de sites
 
Início
GLOSSÁRIO - LETRA B
   
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Z
 
Backbone
Espinha dorsal. Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção para acesso à Internet mundial vendido aos provedores brasileiros pela Embratel, Global One, RNP e Intelig.

Backup
Backup é copiar arquivos para um segundo dispositivo (um outro drive ou disquete) como medida de precaução no caso de haver algum problema com o dispositivo original onde os arquivos se encontram. Uma das mais importantes regras no uso de computadores é "faça o backup de seus arquivos regularmente".

Bandwidth
Definições: a) a medida em Kb de dados transferidos num tráfego de um website; b) a capacidade de transporte da informação pelos fios, cabos e canais que nos conectam no cyberspace - há um limite para a quantidade de dados que qualquer tipo de fio/cabo/canal pode transportar num determinado momento, mesmo no caso de fibras óticas; c) a capacidade de armazenamento de um sistema.

Banco de Dados
Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes ao mesmo assunto, organizadas prática e racionalmente, para que o usuário levante e recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

Bandwidth
Largura de banda. Capacidade de um canal de envio de dados. Quanto maior a largura da banda maior a capacidade de envio de dados.

Banner
Anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

Barra de Menu
Geralmente é onde ficam os menus dos programas. Sua localização é logo abaixo do título dos programas.

Batch
Denominação dos arquivos de lote que podem, com um único comando, realizar uma seqüência de tarefas programadas anteriormente. É identificado pela extensão ".bat" no nome dos arquivos.

Baud
A quantidade de informações que são transferidas entre dois computadores interligados (por modem, por exemplo). Pode ser incorretamente chamado de "bits por segundo". O valor em CPS (caracteres por segundo) é obtido dividindo-se os BAUDS por 10.

BIOS
(Basic Input Output System) - Geralmente refere-se a Rom BIOS. É a memória básica da máquina. Contém instruções primárias do gerenciamento de dispositivos básicos de entrada e saída do computador. É na BIOS, por exemplo, que fica a informação que o computador tem um disco rígido (winchester).

Bit
Sigla para BInary digiT ou dígito binário. É a menor unidade de armazenamento de dados.

Blogs
Blogs são páginas pessoais da Internet que têm mecanismos de interação e permitem manter conversas entre grupos. Essas páginas tornaram-se muito populares entre jovens, que transformaram o ciberespaço em seus diários pessoais. Algum tempo depois do surgimento desta febre, esse sistema foi descoberto por repórteres e editores de vários países, passando a servir de ferramentas para um novo gênero de jornalismo, uma tribuna para a exposição das opiniões que normalmente são deixadas de lado na cobertura noticiosa, ao mesmo tempo em que põem em contato direto leitores e jornalistas.

Bookmark
Recurso dos programas de navegação que permite o armazenamento de seus endereços preferidos na Internet.

BPS
Bits por segundo. Um padrão de medida para velocidades de transmissão digitais. Um modem de 56K irá transmitir 56.000 bits em um segundo.

Bridge
Um equipamento que conecta duas redes locais (LANs) ou dois segmentos de uma mesma LAN. Diferentemente dos roteadores ou routers, bridges são protocolo-independente, enviando pacotes sem a capacidade de otimizar rotas. Isso lhes dá velocidade, mas muito menos versatilidade.

Broadband
Banda larga. Permite a transmissão integrada e simultânea de vários tipos de sinais ao mesmo tempo, tais como, voz, dados, imagens, etc...

Browser
Programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites. Os browsers mais utilizados são o Fifefox e o Microsoft Explorer.

Buttons
São botões ou selos ilustrativos que fazem parte da programação visual do website.

Byte
Uma série de 8 bits, que representa um único caracter ou símbolo. Linguagens que possuem um grande número de caracteres como o Japonês, necessitam de dois bytes para representar todos os caracteres.

 
©2002-2009 - CreativeHost Networks Ltda Me - Hospedagem de sites em boas mãos